O Rio Grande do Sul chegou ao número de 136 mortos em razão dos temporais e cheias que atingem o estado desde o final de abril. No boletim da Defesa Civil divulgado neste sábado (11), o estado ainda contabilizava 125 desaparecidos e 756 feridos.
O estado ainda registra 441,3 mil pessoas fora de casa. Desse total, são 71,3 mil pessoas em abrigos e 339,9 mil pessoas desalojadas (na casa de parentes ou amigos).
Previsão do tempo
Com diversos rios já em níveis recordes por causa das chuvas dos últimos dias, o Rio Grande do Sul deve ter novos temporais neste fim de semana. A previsão é que o volume de chuva supere os 150 milímetros em boa parte do estado.
Segundo a Climatempo, as chuvas devem ficar mais intensas por dois fatores:
Passagem de uma nova frente fria pela região
Crescimento de uma área de baixa pressão no litoral gaúcho
O resultado da atuação desses dois sistemas é um impacto entre o ar quente e úmido vindo do litoral e a massa de ar frio, o que ajuda a formar nuvens mais carregadas.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuvas devem ser mais intensas no centro-leste e nordeste do estado.
A região metropolitana de Porto Alegre também deve sofrer com os temporais. Domingo (12) é o dia com maior volume previsto, com acumulados que podem superar os 80 milímetros. Com os temporais esperados para a região de bacias do Guaíba, há possibilidade de o nível voltar a superar os 5 metros.